Estratégia: Antes da confecção do jogo, é necessário um planejamento prévio e um estudo do jogo dominó para que o arranjo das peças fique perfeito, pois é preciso que todas as peças se encaixem.
Modo de confecção: Escolha 7 resultados diferentes. Ex: 10, 12, 14, 16, 18, 20 e zero.
Monte 14 colunas como no exemplo (modelo acima). Nas colunas ímpares coloca-se as operações que resultem nos resultados escolhidos (veja indicação das flechas). Nas colunas pares coloca-se os resultados selecionados em ordem, cuidando para excluir o primeiro resultado a cada nova coluna par.
Modo de confecção: Escolha 7 resultados diferentes. Ex: 10, 12, 14, 16, 18, 20 e zero.
Monte 14 colunas como no exemplo (modelo acima). Nas colunas ímpares coloca-se as operações que resultem nos resultados escolhidos (veja indicação das flechas). Nas colunas pares coloca-se os resultados selecionados em ordem, cuidando para excluir o primeiro resultado a cada nova coluna par.
OBS: O dominó não pode ser de situações muito trabalhosas, devem envolver problemas de rápida solução para que não desestimule os alunos.
Objetivos: Fixação das operações matemáticas; trabalhar limites e socialização.
Material: 28 peças
Número de jogadores: de 2 a 4.
Regras: Divida as peças do jogo entre os jogadores, eles colocam as peças alternadamente unindo as respostas às operações, como no jogo tradicional. O jogo termina quando não há mais possibilidades de colocar peças de qualquer jogador. É vencedor o aluno que terminar primeiro as peças ou que ficar com o número menor de peças.
Variação: Com o jogo tradicional, aumente o desafio dos jogadores fazendo de modo que os lados das peças unidas somem sempre 7 ou múltiplo de 3 e 5.
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