sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A importância do jogo nas aulas de matemática.

Quero compartilhar meus conhecimentos com os diversos profissionais da educação básica, ensino fundamental séries iniciais, na disciplina de matemática, dando subsídios através de jogos e atividades diversificadas melhorando assim a dinâmica de suas aulas.

Os professores que atendem essa faixa etária necessitam constantemente de materiais diversificados que chamem a atenção dos alunos e conseqüentemente desencadeiem o processo de aprendizagem significativo para eles. Para trabalhar essa questão proponho aqui vários jogos e atividades que desenvolvem o raciocínio lógico e o cálculo mental das quatro operações fundamentais da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão).

É necessário salientar que o jogo pelo jogo não garante a aprendizagem. O processo de intervenção pedagógica nas atividades é fundamental para garantir que a aprendizagem aconteça, e assim o professor deve ter claro as vantagens e desvantagens que o jogo traz como suporte metodológico.

As atividades e jogos poderão ser adaptados aos conteúdos desenvolvidos e a idade dos alunos em cada série.

Um comentário:

Lu Happeck disse...

Parabéns amiga! Por encontrarmos pessoas como tu é que não desistimos dos ideais da educação! Sorte e sucesso sempre! Bjss